sábado, 28 de agosto de 2010

MÔNACO O PARAÍSO DOS MILIONÁRIOS....





Conheça um pouco mais de Mônaco

O minúsculo Estado de Mônaco localiza-se na Riviera Francesa, na costa mediterrânea da França, próximo a cidade de Nice e da fronteira com a Itália. Com área de apenas 1,95 km², trata-se de um dos mais luxuosos palcos turísticos mundiais. O Principado é formado por quatro pequenos distritos, e o maior deles é Monte Carlo, com 13 mil habitantes.

A capital é Monaco-Ville, e a população estimada em 32.270, segundo estimativas de julho de 2004. A moeda oficial é o euro, o PIB de US$ 870 milhões e a renda "per capita" anual de US$ 27 mil, conforme estimativa de 1999. A taxa de analfabetismo é de apenas 1%.

O idioma oficial é o francês, embora também se fale o monegasco (uma mistura do provençal com o dialeto italiano da Ligúria), o inglês e o italiano. A população se divide aproximadamente da seguinte forma: franceses 47%, monegascos 16%, italianos 16%, ingleses 4%, belgas 2%, suíços 1%, outros 14%.

Monte Carlo fez sua fama pela sua sofisticação, por seus cassinos e, em especial, pela realização em suas ruas da mais famosa corrida do calendário da Fórmula 1. O chefe de Estado é o príncipe Albert, e seu Conselho Nacional possui 18 membros que são eleitos de forma direta.
Mônaco também é conhecido pelo grande número de instituições financeiras, com um banco para cada 600 habitantes. A economia é bastante movimentada pelo setor imobiliário, com 200 empresas de construção civil. O setor hoteleiro também é um grande atrativo local: são 2.500 quartos e 225 mil visitantes ao ano. Existe a fama de "paraíso fiscal", com os investidores não estando sujeitos a impostos sobre renda, bens, nem às taxas de habitação.

Mônaco se tornou independente da França em 1792, mas apenas em 1815 a consolidou no Congresso de Viena. A família Grimaldi controlou o país de 1297 até 1792, e voltou em 1861. Em 1918, foi feito um acordo com a França, que a família deveria manter a sua linhagem para que o Principado mantivesse a sua independência. Após a morte do príncipe Rainier III, o poder passou para o seu filho Albert.


Nenhum comentário:

Postar um comentário